[ Mundo Animal ] Conus: sua beleza muitas vezes é fatal.

Certamente, a primeira reação de qualquer pessoa ao ver esta bela "concha", seja dentro do mar ou nas areias das praias, é de pega-la na mão e se impressionar com tanta beleza, Certo??
SIM!!
Mas essa ingenuidade pode lhe custar a vida. Ele é capaz de matar um urso pardo de 600 kg.
Este belíssimo animal (Que esta entre os  dez mais venenosos do mundo) é um molusco gastrópode marinho, que faz parte de um gênero denominado Conus. Com mais de 600 espécies diferentes, eles podem ser encontrados em locais de clima temperado (como a costa da África do Sul), em águas frias (do sul da Califórnia) ou na maioria das regiões da Austrália.

A maior curiosidade sobre este invertebrado é o fato que eles são extremamente venenosos. Podendo alcançar até 23 centímetros de comprimento, o Conus é capaz de causar muitas mortes, seja em seres humanos ou em animais.

Tímidos, eles passam a maior parte do tempo escondidos em alguma toca e saem para caçar. Sentem a presença da vitima pelo olfato e quando a detectam, se aproximam e lançam um arpão saturado em veneno com o objetivo de imobilizá-las. Suas principais presas são pequenos peixes, moluscos, caramujos ou até outros conus.

Neste veneno, há centenas de compostos diferentes e sua composição exata varia amplamente de uma espécie para outra. Uma dessas substâncias pode ser uma potente redutora de dor que o animal utiliza para pacificar a vitima antes de imobilizá-la e matá-la.

Sua picada, quanto à dor, pode ser pior que a de uma abelha e até mesmo um marimbondo. Os sintomas são intensas dor localizada, inchaço, dormência, formigamento e vômitos. Eles podem iniciar imediatamente ou demorar alguns dias.

Nos casos mais graves, os músculos paralisam, a vista se altera e a vitima sofre uma parada cardíaca respiratória, sendo tarde de mais o socorro. Não há um remédio próprio que interrompe as reações, o que se tem a fazer é esperar o próprio corpo eliminar essa substância.

Porém, a medicina deu um grande avanço e descobriu nesses animais a cura para muitas doenças. Suas toxinas presentes no veneno é potente aliviador de dores, sendo 1000 vezes mais potente que a morfina.
Além disso, ele pode ser usado no tratamento de Alzheimer, Parkinson e Epilepsia.

E esse é mais um amiguinho, no caso não muito simpatizador kkk 
 pois é pessoal agora da pra pensar duas vezes antes de sair por ai pegando "conchas".

2 comentários:

Anônimo disse...

Impressionante um ser que parece tão ingenuo, e com a mais pura beleza,exalando aquela ansiedade de pega-la e exibi-la pra todos, e ao mesmo tempo ser tão fatal.
A natureza é incrível!!!

Marcos Rajá

Anônimo disse...

Ah meu Caro Amigo, Nem tudo que é posto na natureza nos da a liberdade de posse.
O sistema de defesa dele é bem rígido contra seus predadores.
Esse cara tem estilo!!

Ramon D.

Postar um comentário